X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO -
“Clínicas en las fronteras. Caminos del AT en lo cotidiano”




        Dias 8,9 e 10 de outubro de 2015 ocorrerá o X Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, na cidade de Córdoba, Argentina. O evento, que também integra os Congressos Argentino e Iberoamericano de AT possibilitará o intercâmbio de experiências entre profissionais e pesquisadores atuantes em diversos países.

      Em um dos vídeos de divulgação do evento, Pablo Dragotto, Psicólogo argentino e presidente da Fundación Sistere de Acompanhamento Terapêutico, aponta que o lema escolhido - “Clínica nas fronteiras. Caminhos do AT no cotidiano” - diz respeito às fronteiras da clínica e à clínica das fronteiras, abarcando características próprias do AT na travessia de fronteiras disciplinares, geográficas e de classes sociais. Quanto à frase subseqüente do lema, a convocatória do evento associa esta a idéia de movimento, transição, resistência e superação, elementos próprios do processo de acompanhamento terapêutico e da própria formação do profissional que atua neste campo:

“Los caminos en lo cotidiano se relacionan con una actividad básica del at que es el caminar, el transitar, recorrer la ciudad, las instituciones, los barrios, las escuelas junto a su acompañado. Metafóricamente puede remitir a los recorridos formativos, de estudio, de supervisión, de resistencia e insistencia que los at recorren y transitan en el ejercicio de su labor y en su recorrido de capacitación constante.”


        Conforme a convocatória do congresso, há possibilidade de inscrição para trabalhos livres, oficinas, foros temáticos, minicursos e apresentação de livros ou revistas científicas através dos seguintes eixos temáticos:

1) Caminhos do AT na vida cotidiana
2) Clínica das/nas fronteiras
3) Caminhos e fronteiras dos âmbitos do AT (social, comunitário, institucional, educativo, entre outros)
4) Caminhos e fronteiras na diversidade da clínica (patologias, transtornos, crises, descapacidades, demências, doenças orgânicas, etapas da vida, entre outros).
5) Políticas publicas, DDHH e AT
6) Formação e capacitação em AT
7) Teoria, técnica e ética do AT
8) Historia e epistemologia do AT
9) Abrindo caminhos: primeiras e novas experiências em AT 


Obs. Os resumos devem ser enviados até o dia 08 de junho e os trabalhos completos até o dia 08 de setembro. A seleção de trabalhos aceitos para apresentação será feita pela Comissão Científica Organizadora do evento. A apresentação poderá ser realizada em idioma espanhol e português


        O GRUPO SUBJETIVAÇÃO parabeniza a Comissão Organizadora do evento, pois acredita ser fundamental a produção de conhecimento e a possibilidade de dialogo entre profissionais e estudantes atuantes ou interessados em Acompanhamento Terapêutico. Através desta troca, contribui-se para o desenvolvimento e consolidação do AT como dispositivo terapêutico de promoção de saúde.


- Site oficial do congresso:

- Vídeo de divulgação do congresso:

- Convocatória oficial do congresso: